datas

Entrudo em Podence

entrudo01Em Podence, nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.

As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar.

DISTÂNCIA DESDE A CASA DO PADRE COXO

80 Km - 1h:10m

A Caça e Pesca

perdiz

A caça e pesca são um motor do turismo que já não necessita ser demonstrado e cuja importância no Nordeste Transmontano é de sublinhar, quer no que respeita à pesca à truta, quer no tocante à caça à perdiz e à lebre, às montarias ao javali e, num futuro que se deseja próximo, à caça de aproximação ao corço e ao veado.

 

Amendoeiras em Flor

amendoeiras-em-flor04

A floração das amendoeiras, a partir dos finais de Fevereiro até Março é uma dos espectáculos naturais mais bonitos do nosso país.

A festa das Amendoeiras em Flor a decorrer no Douro Superior normalmente em Março é um excelente pretexto para visitar Trás-os-Montes, já que, a par do espectáculo proporcionado pela beleza da paisagem, os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa apostam numa forte programação cultural.

Os municípios do Douro Superior antecipam a chegada da Primavera com vários eventos que celebram o "Douro em Flor", como concertos, festivais, feiras temáticas, exposições e mostras regionais, passeios pedestres ou de bicicleta e animações de rua.