O que fazer. As Nossas Sugestões

A Casa do Padre Coxo está inserida numa quinta com cerca de 3 hectares. Localiza-se no extremo Este do núcleo urbano da freguesia de Carviçais (junto ao Restaurante "O Artur"), a 16 quilómetros da vila de Torre de Moncorvo. Tem, por isso, uma localização geográfica privilegiada no Nordeste Transmontado em pleno Douro Superior.

Embora despovoada, a aldeia de Carviçais é a maior do distrito de Bragança. De acordo com estatísticas recentes, relativas aos últimos 30 anos, assinalam-se 30 óbitos por ano e apenas 1 nascimento, em igual período.

Na confluência dos rios Sabor e Douro e a escassos quilómetros da fronteira com Espanha, variadíssimas são as opções de lazer que se oferecem ao redor da Casa do Padre Coxo.

Os roteiros pedestre, em BTT ou em qualquer outro veículo incitam o interesse do visitante: PARE, ESCUTE E OLHE!

Especialmente atractivas são as épocas de caça e pesca, bem como as amendoeiras em flor, nos meses de Fevereiro e Março.

SUGESTÕES:

1. Em Carviçais

Carviçais conta com uma pitoresca praça central, na qual sobressaem o Oval, a Igreja Matriz, a Capela do Sto. Cristo e o Chafariz.

Em direcção ao Cruzeiro, rápido se alcança a Capela de Sta. Bárbara no cimo da aldeia, um belíssimo miradouro com vista panorâmica da região.

Por fim, as fontes do Gil (encontro dos namorados), Velha e Nova, Seca e do Seixo são locais a não perder.

CONSULTAR WEBSITE DA FREGUESIA

2. Num raio de 4 km

Sugerismos o seguinte percurso nas Montanhas do Carrascal:

Pesque nas ribeiras e ouça " The Sounds of Silence – Simon & Carfurcankl. Suba até ás Minas de volfrâmio (desativadas) do Lagar Velho e" Venham Mais Cinco", do ZECA. Olhando, em frente, descubra as" FRAGAS DA CLARA". Se admirar "Bob Dylan" escolha: - Like a Rolling Stone ou " Blowin in the Wind". Tanto faz!

3. Num raio de 20 km

  • Torre de Moncorvo;
  • Foz do Sabor (com especial interesse: visitas às Quintas do Douro, passeios de barco e refeições de peixinhos do rio, fritos ou assados, temperados com "erva peixeira", nas tasquinhas da região - Festival das Migas do Peixe do Rio);
  • Vale da Vilariça (com especial interesse: Alto da Fragada, Castro do Baldoeiro e Miradouro de S. Gregório);
  • Congida e Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta);
  • Gravuras rupestres de Vila Nova de Fóz Coa;
  • Figueira de Castelo Rodrigo.

4. Num raio de 100 km

  • Miranda do Douro;
  • Salamanca (Espanha).